sss



28 fevereiro 2012

Terreiro do Paço a caminho dos lisboetas



O Ministério da Administração Interna já saiu do edifício do Terreiro do Paço, em Lisboa e em breve será mais uma Pousada do Portugal. É ou não é uma excelente notícia?

mais aqui .

27 fevereiro 2012

inspirada na Cruz de Cristo e nos Descobrimentos



Ontem à noite foi lançada a coleção do Equipamento Alternativo da Selecção Nacional para o Euro 2012. 'Inspirada na Cruz de Cristo e na gloriosa época dos Descobrimentos Portugueses, a colecção é composta pelos equipamentos que a Selecção usará nos jogos fora de casa e por uma série de peças complementares. A colecção reflecte não só o espírito das épicas conquistas Ultramarinas, como também a força da Nação das Quinas e o impacto que o futebol tem na cultura e na sociedade Portuguesa. Se no passado fomos pioneiros, descobridores e 'conquistadores' de metade do Mapa Mundo, hoje somos sem dúvida uma nação de futebol, que oferece ao Mundo - através da Nossa Selecção Nacional - alguns dos melhores e mais sonantes jogadores da actualidade'.

A marca desportiva Nike que desenvolveu, em parceria com O Alfaiate Lisboeta, o projecto Neo Conquistadores, moveu mais uma vez a sua sempre eloquente objectiva, no retrato jovens irreverentes, audazes e de referência em diferentes áreas criativas e do desporto.

'Jovens como Nelson Oliveira, nomeado 2º Melhor Jogador do Mundial de Sub20 no ano de 2011, Ricardinho Braga, considerado um dos melhores jogadores de Futsal do Mundo, e também conhecido pelas suas capacidades de FreeStyle, João Matos, jogador de Futsal e Campeão Nacional pelo Sporting Clube de Portugal na época de 2010-2011; Rita Martins, jogadora referência do Futsal feminino português e Matilde Fidalgo, considerada uma jovem promessa do Futebol feminino português. Lado a lado com Filipe Macedo - mais conhecido por DJ Mad.Mac, DJ e fundador do movimento e do blog Mad SubCulture, o actor Ricardo Sá, Sara Gomes, fotógrafa e autora do blogue The Second Bus Home, a dupla criativa Os Burgueses – Pedro Eleutério e Mia Lourenço, os chefs Nuno Bergonse e Diogo Noronha, responsáveis pela revitalização do espaço da lendária galeria de arte O Pedro e o Lobo para restaurante, com o mesmo nome, a stylist Joyce Doret, e ainda Pedro Campiche e Ângela Ferreira, ilustradores de street art e no panorama da ilustração como AKACorleone e Kruela dEnfer.

O lançamento aconteceu num dos armazéns do LX Factory e os 'petiscos' (ler post em baixo deste) estavam ótimos ;-).

26 fevereiro 2012

a importância dos petiscos no valor da marca Portugal. da marca Lisboa



Descia o fim de tarde quando cheguei ao LX Factory para apresentação do novo equipamento da Seleção Nacional que está muito bem conseguida e que terá espaço amanhã nesta morada. Com tempo ainda para um copo de vinho na livraria Ler Devagar, o que os meus olhos viram conseguiu tirar-me do sério. Vivo a defender tudo o que é luminoso no meu país e não compreendo como é que habitantes do mesmo, não tenham sensibilidade e erudição para defender o que é nosso. Como todos sabem, não apenas pelos meios para onde escrevo, mas por toda a energia que invisto a defender a marca de Lisboa, a marca de Portugal, em breve com nova plataforma.

Para quem não sabe, a Livraria Ler Devagar está considerada um das mais bonitas do mundo, e pela sua irreverência é uma das moradas a não dispensar na marca Lisboa. Colocar numa das nossas mais bonitas livrarias, um bar de vinho é uma excelente ideia. Mas num lugar aberto a uma morada de livros, onde habita o reino da língua, que em Portugal é a portuguesa, um bar com o nome 'Wine Elements' - e como defensora da língua como um dos nossos maiores valores enquanto povo (nessa defesa fundei este projeto) - é mau. Colocar Vinhos e 'Tapas' é na minha opinião, pior que mau, é grave. Os meus leitores sabem que transporto sangue catalão do lado materno, mas é nos detalhes que está a marca de um país, a marca de um povo. A falta de cultura ou de respeito pela nossa língua e valores demonstra um enorme mau gosto, falta de visão, de cultura e de autoestima ou como alguém escreveu num comentário no facebook chega a ser até provinciano.

Um dos comentadores do meu post do facebook perguntou bem quando escreveu:' depende do que eles servirem: se forem moelas ou caracóis são petiscos, se forem ovos estrelados com batatas fritas e lascas de presunto ou pão com tomate, são tapas, assim como, se for peixe cru embrulhado em algas e arroz, é sushi.' Li este comentário já longe da livraria, mas voltei atrás para confirmar que a carta oferece ' requeijão assado, salada de queijo fresco, salame com queijo da ilha'. Existe alguma referência de fusão, mas apenas com queijos franceses como o chèvre e o roqueford.

Mas o pior estava para vir. Depois de consultar o link 'Valores' do site da Wine Elements o mesmo diz que a''a Wine Element pretende ser o seu canal de consumo de referência, defendendo e promovendo o que é de Portugal'.

Um dos maiores problemas de Portugal são de fato alguns portugueses que não têm visão de construir com mais simplicidade, com mais autenticidade e com ligação a tudo o que é nosso. É lamentável, triste e ofensivo ao meu trabalho. Espero da próxima vez que pedir um copo de vinho ao empregado de serviço (colaborador muito simpático que diz que a culpa das tapas não ser dele) pedir a carta e ler petiscos, porque em Portugal é isso que eles são: 'petiscos' sem direito a 'croquetas, patatas bravas ou pinchos'.

24 fevereiro 2012

what do we love about Lisbon?

produzido e editado por um ser humano que muito estimo, Rui Quinta, para a Lisbon Lovers aqui deixo mais uma boa energia para o fim de semana numa das mais bonitas cidades do mundo :-)

projetos Portugueses entre os melhores



Portugal tem representantes em sete categorias para os melhores projetos de arquitectura site ArchDaily. 'O site especializado em arquitectura tem actualmente 200 mil visitas diárias que geraram 350 milhões de page views durante o ano passado. O ArchDaily conta com 467 mil amigos no Facebook e 60 mil seguidores no Twitter'.

mais aqui.

23 fevereiro 2012

Vogue l Saída de Emergência l Desdobrar o Príncipe Real




O Príncipe Real anda mesmo saído da casca: na extensão das árvores frondosas do jardim botânico, o Origami Sushi Bar da Rua do Século mudou-se de armas e bagagens para a Rua da Escola Politécnica.

continue a ler a Saída de Emergência aqui.

17 fevereiro 2012

travessia Atlântica



este blog vai atravessar o Atlântico. e vai mas volta.
a imagem é da extraordinária Lilian Bassman do post em baixo.

a beleza cénica da objetiva de Lillian Bassman



Lilian Bassan morreu esta semana aos noventa e quatro anos. A fotografa que faz parte da minha biblioteca do elogio à mulher tornou-se célebre pelas fotografias que imortalizou, nos anos quarenta e cinquenta muito antes do feminismo e da febre com medidas em série.

Lindas as imagens de voo e de silêncio, é inundada de transparência que deixo a homenagem a esta autora extraordinária assim como às fotografias cénicas imortalizadas e resgatadas apenas nos anos noventa, depois de se ter afastado do mundo da moda. Imagens tiradas por uma mulher que foi casada durante setenta e sete anos e que abandonou a moda quando as mulheres deixaram de ser reais para passarem a ser estrelas feitas por medida. bravo.

mais aqui e aqui.



Vogue l Saída de Emergência l a vida são dois dias





Ninguém tem dúvidas que, às portas de do Carnaval, uma morada como esta cai como um ‘el dorado’, numa Lisboa que, dentro dos tons cinzentos, pode ultrapassar-se à realidade da tristeza, com um hoje que, bem disposto e vivo, nos trará um amanhã melhor.

E neste, para muitos impossível, toque de Midas, Ana Brito e Cunha tem a energia e o talento para acreditar no seu projeto, agora com um espaço à altura do guarda-roupa e ideias que coleciona há anos. Nas suas palavras, ‘a vida é uma peça de teatro que não permite ensaios, por isso mais vale cantar, chorar, dançar, rir e viver intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos’.

continue a ler a Saída de Emergência e descubra a máscara para este Carnaval num dos mais bonitos prédios da Avenida aqui.class="gl_link"

16 fevereiro 2012

na importância dos lençois de linho



As notícias do desemprego de hoje, a atingir o número mais elevado de sempre são assustadoras... mas temos duas opções ou deixarmo-nos consumir pela tristeza e desalento ou vivermos um dia de cada vez, com pensamentos positivos e a inspirarmo-nos nos bons exemplos como este, da Vista Alegre que volta aos lucros nove anos depois.

Eu pertenço a uma geração que fazia enxoval à seria... e sim, para risota dos convidados dos meus tempos de vida em terras holandesas, tenho os três serviços que uma portuguesa da geração dos anos setenta não dispensava: o melhor, o de todos os dias e o da cozinha.

Nunca mandei bordar monogramas nos lençóis de linho e confesso doei o serviço da cozinha a quem precisava e o melhor e o de todos os dias confundem-se, não apenas por se complementarem, mas nas suas linhas direitas, brancas e simples servem muito bem a cozinha, todos os dias.

Por isso venho encorajar quem tiver dúvidas do que afinal somos capazes e uma coisa é certa sem atitude jamais será possível ultrapassar o que quer que seja. Amanhã é sempre outro dia e deixo três truques: acreditar, criar e sonhar em lençóis de linhos nos dias melhores, ou seja, todos os dias.

no entretanto a nossa cerâmica centenária terminou 2011 com um lucro de nove mil euros, depois de um prejuízo de 3,7 milhões de euros um ano antes. não é muito mas já é alguma coisa, não concordam?

pensar 'Lisboa com amor'



Foi ontem ao final do dia que no âmbito do Prémio Academia Lx, lançado no final de 2011, a Câmara Municipal de Lisboa convidou a 'Pensar Lisboa com Amor'.

A iniciativa destina-se a todos os que procuram responder aos desafios de Lisboa com ideias possíveis e imaginárias que podem tomar forma com o Prémio Academia Lx, uma iniciativa anual da autarquia, que premeia o projeto de investigação científica que dê uma resposta inovadora à cidade.

Escritórios em autocarros e contentores, usar a bicicleta colina acima, ou barcas flutuantes para se viver mais o Tejo, foram as muitas ideias que passaram na primeira sessão.

14 fevereiro 2012

procura namorado/a em Lisboa?


deliciosa esta campanha da Câmara Municipal de Lisboa em parceria com o Quiosque do Refresco.

'Quem estiver interessado neste blind date só tem de aparecer às 17h num dos três quiosques - Príncipe Real, Praça de Luís de Camões ou Praça das Flores - e tentar a sua sorte?'

muito bom :-)

plural como o universo



de uma colaboração entre a Fundação Roberto Marinho e o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo e com o apoio da Fundação Gulbenkian, esta exposição foi inaugurada em São Paulo, em 2010, e apresentada no Rio de Janeiro em 2011. chegou agora a Lisboa à Fundação Gulbenkian, assinalando o ano do Brasil em Portugal.

fui quando ainda se colavam legendas com o grande privilégio da presença de Carlos Filipe Moisés Richard Zenith, ambos curadores da exposição que recomendo esta semana.



13 fevereiro 2012

GQ Brasil l resolvi atravessar o Atlântico



as minhas pontas dos dedos atravessaram o Atlântico estreando-se na imprensa brasileira. é divertido ver a adaptação do português para português brasileiro, pelo dom e edição de Alexandra Forbes.

'Lisboa revela-se luminosa por todas as conquistas feitas em 2011. Moradas que constroem uma das mais misteriosas e irreverentes da Europa, sempre com a sua luz muito única e privilegiada. Por trás das moradas, muitas pessoas que constroem as cidades e que fazem acontecer a energia que move o que está acontecendo na capital Atlântica.'

para continuar a ler aqui.



10 fevereiro 2012

Portugal pode ganhar um Urso de Ouro




a 62ª edição do Festival de Berlim que vai homenagear este ano Meryl Streep, decorrerá de 9 a 19 de Fevereiro.

a história de Miguel Gomes, 'Tabu' é uma história de amor e crime que rodeia a vida de uma idosa que mora num prémio em Lisboa. existe uma retrospectiva, para os tempos coloniais passando por Moçambique. mais aqui.

'amar-te' no Bairro Alto de amanhã até 18 Fevereiro


de 11 a 18 Fevereiro a GAU, a Galeria Arte Urbana que faz parte da Câmara de Lisboa, está a promover uma serie de acções pela cidade com a temática do AMOR. As Fotos de Rua, um projeto de Ana Luísa Maia Nogueira foi convidada para fazer parte do programa 'Enamorados por Lisboa - AMAR-TE'

as Fotos de Rua vão estar no Mercado do Bairro Alto das 19h00 as 22h, num espaço que conta também com os Lisbon Lovers e a ajuda do Zé Carvalho, como também os restantes intervenientes no projeto da Câmara de Lisboa.

09 fevereiro 2012

Lisboa volta a ganhar o primeiro nas três categorias



Lisboa e Porto têm os melhores hostels do mundo. mais aqui.

a importância de 2012



sempre defendi que estas mudanças são duras, mas que o mundo está a mudar para melhor. partilho um artigo que amei e que prova que esta ano é 'um fósforo para o milagre do fogo' e que também justifica o que mandei gravar na minha agenda de 2012.

'Considerada pela revista Time como uma das 25 pessoas mais influentes no mundo da moda, Li Edelkoort, de 62 anos, esteve em Lisboa a convite Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição. A holandesa que ostenta o título de pioneira em tendências globais apresentou no IV Congresso da Distribuição Moderna, que teve lugar entre 17 e 18 de Janeiro de 2012, no Museu do Oriente, as tendências que vão dominar o universo do consumo e retalho nos próximos anos'.

continue a ler aqui.

Vogue l Saída de Emergência l love is in the hair



Branco, imaculado e a abraçar um dos bairros de excelência de Lisboa - o Príncipe Real - o Facto Lab de Santa Apolónia reinventou-se com o nome de Facto Royale. A antiga morada abraçava o Tejo, ao lado da Bica do Sapato e do Lux, e era, sem qualquer dúvida, um dos espaços dedicados à cidade solta nos cabelos com uma das melhores vistas do mundo. O nome era soberbo e a localização também, mas confesso, como garota anti-condomínio fechado, é quando a cidade se mistura que me sinto mais lisboeta.

continue a ler a Saída de Emergência aqui.

excelente ideia, excelente notícia



'A National Geographic Society associou-se à região do Douro e, em conjunto, criaram um site interactivo e um mapa impresso para “abrir” o Douro ao mundo e torná-lo num destino turístico de excelência'. para continuar a ler aqui.

Lisbon united colors of Sandbox

fotografias geniais de António Gamito no M.U.D.E. e edição de Sebastian Lindstrom, um dos Sandboxers mais livres e estrondosos seres humanos que conheci no Sandbox Lisboa.

Lisbox12: The Art of Faces from What Took You So Long? on Vimeo.

08 fevereiro 2012

'Who the Hell is Sandbox? Oh, Just the Innovators of Your Tomorrow.'



eu escrevi que a paixão é o começo, mas o Jeremy disse outras coisas. um Sandboxer de Taipei com quem bebi um café depois do evento para trocar algumas ideias que temos sobre as plataformas das nossas cidades.

'In what is perhaps proof of the contagious nature of Sandbox energy, columnist Sancha Trindade described that her chance to share ideas and her Lisbon with Sandboxers “confirmed for me the ideas I still want to implement in this city” (check out her unabridged writeup for Vogue Portugal here)'

mais aqui.

06 fevereiro 2012

Fora de Série l Pico, a mais bonita solidão do mundo




Existem nestas linhas humildade suficiente para saber que não haverá em nenhum dicionário da terra, com palavras possíveis à altura da experiência da ilha do Pico. Dias onde a pureza da consciência permite no pulsar das veias, o basalto negro, o azul do Atlântico e o verde que eleva Portugal ao seu estado mais nobre.

Cheguei ao Pico na minha companhia, numa manhã de nevoeiro e sem saber o que me esperava deixei-me guiar pelo fundador do Cume 2351, o guia Nilton Nunes que criou a empresa especializada na subida mágica e na exploração da ilha, como local e como pessoa que conhece cada recanto da ilha, cada rosto das ruas e cada árvore de fruto. Apenas com três horas de sono não cheguei a questionar-me se estaria à altura do desafio, porque as nuvens guardam a altura da montanha, num mistério que é para desvendar devagar e quem qualquer ponto de interrogação. De um lugar que é muito mais do que uma montanha Atlântica, há um mistério que nos protege, que os obriga a gozar o durante e não o objectivo,sempre na certeza de que esta montanha é um local sagrado.




Habituada a prender quem a compreende, com a montanha percebo o que os habitantes da ilha me segredam que existem pessoas que não conseguem permanecer muitos dias. A ilha do Pico emergiu de uma fractura tectónica de orientação Ono-Esse, a mesma que deu origem à ilha do Faial, denominada Fractura Faial-Pico, que se desenvolve ao longo de trezentos e cinquenta quilómetros desde a Crista Médio Atlântica, até uma área a Sul da Fossa do Hirondelle. Como a segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores, dista de cerca de oito quilómetros da Ilha do Faial e de quinze quilómetros de São Jorge. A sua superfície com quatrocentos e quarenta e sete quilómetros quadrados, apresenta quarenta e dois quilómetros de comprimento por vinte de largura. Na magia do lugar existe uma energia diferente de tudo o que já vivi no mundo. A subida faz-se cadente e ritmada, que na minha experiência atingiu as três horas de caminhada. A simplicidade e humanidade de excelência do guia Nilton Nunes faz parte das entranhas desta terra e com uns olhos tão profundos como o mar do oceano é na simplicidade das suas histórias que vou tocando as histórias puras das pessoas da ilha. No que senti no cimo do Piquinho, a ponta mais alta da montanha do Pico, partilho apenas a provocação de quem não acredita em impossíveis, convido os leitores destas linhas a não deixarem a vida sem viverem esta experiência sagrada.



Ainda intocada pela ganância autárquica, a tristeza de betão não toca a olha do Pico. O hotel ao lado da Ilha Verde Rent a Car - que me conduziu nos dias da ilha - é a única nódoa digna de uma borracha no postal desta ilha tão intacta. Uma ilha que para onde quer que olhemos sempre em direcção ao mar, ou à direcção do Pico nos aproxima dos cinco sentidos e que na sua intocabilidade é um lugar para permanecer, para observar, para absorver e para sentirmos o que de mais puro transportamos.

No alpendre sobre o mar
A minha primeira paragem de sonho foi feita na Piedade, no extremo este da ilha, no L'Escale de l'Atlantic. Com uma vista edílica sobre a ilha de São Jorge, a casa recuperada pelos actuais proprietários, Monique e Jack partilham detalhes e recantos geridos com horas certas, num ambiente descontraído e informal. Os tons suaves e o romance dos mosquiteiros inundam os quartos que se dividem pelos nomes das ilhas do arquipélago dos Açores. A casa tem muitos livros e histórias para contar e o pequeno-almoço, servido com uma vista sobre o mar oferece aos clientes receitas diferentes todos os dias. O talento de Monique aproveita e recicla materiais cerâmicos de cores atlânticas, estendendo a sua arte não apenas nos pormenores do terreno do jardim mas até às fontes que deixadas ao abandono na vila.




Uma morada para permanecer
Na Madalena e junto ao mar, o Pocinho Bay fica no coração da zona protegida da vinha do Pico, classificada como património mundial. Com uma vista de tirar a respiração é em frente ao Atlântico que numa pequena baía, em frente à Ilha do Faial que habita a morada mais privilegiada para adormecer na ilha. A grande casa dividida em pequenas casas de pedra, fundem-se com o bom gosto e sofisticação do design e dos materiais simples. Com uma pequena baia em frente ao mar, a alargada visão de mundo e o bom gosto de Luísa e José Eduardo abrem as portas de uma casa única na ilha, onde no coração de uma família nos é entrega sem tempo de mãos abertas, sempre com espaço para o nosso tempo mais puro. Uma piscina com vista Atlântica, uma varanda que nos emociona ao fim da tarde e os melhores pequenos-almoços que poderá ter no Pico fazem do Pocinho Bay a experiência mais apetecível e sofisticada da ilha.






No encontro dos viajantes do mundo
Em São Roque, a Pousada de Juventude daria uma Pousada de Portugal fora de série, mas a democratização à juventude marca encontro com os muitos cidadãos do mundo que partilham por alguns dias o mesmo teto. Sem limite de idade, o Convento de São Pedro de Alcântara, edificado no século XVII, a morada é ideal para partilhar a ilha nas noites conversas longas nos claustros ou nas alas do convento, na companhia de muitos viajantes do mundo.



Na gratidão do amor
Na ilha há rostos que marcam. Há pessoas que me contam as suas histórias como se declamassem poemas. Na Adega da Buraca, Leonardo Ávila da Silva fala com as emoções a transbordar nas palavras que lhe escorrem do coração aberto. Com os pés enraizados nas terras mais sublimes do Pico é com o seu amável convite, que passo um dia nas vindimas. E sem dar pela passagem das horas, entre o esgravatar da terra e o apanhar das uvas, com o calor do Sol a bater-me nos ombros dou por mim a almoçar a uma mesa de família, onde o amor se faz sentir. Na gratidão com que me acolhem, sinto um mundo puro longe da velocidade das cidades que tanto me movem. No testemunho da beleza humana, não tenho dúvida: era capaz de morrer nesta ilha a escrever poemas.



Nas palavras que falam com a minha consciência testemunho os sentimentos de Raul Brandão. É que a ilha do Pico também se apoderou dos meus sentidos. ‘O Pico é mais bela ilha dos Açores, duma beleza que só a ela pertence, duma cor admirável e com um estranho poder de atracção. É mais que uma ilha, é uma estátua erguida até ao céu e moldada pelo fogo’. Uma ilha de bruma, onde também eu passei a pertencer e onde recolhi uma imagem que guardarei até ao fim dos dias. A pureza de um postal ‘onde as gaivotas vão beijar a terra’.



Moradas imprescindíveis

Voo Lisboa Pico pela Sata

Tel. 707 22 7282
www.sata.pt

Pocinho Bay
Pocinho do Monte, Madalena Pico, Açores
Tel. 229 629 135
www.pocinhobay.com
L'Escale de l'Atlantic
Morro de Baixo, Piedade, Pico, Açores
Tel. 292 666 260
www.escale-atlantic.com

Pousada de Juventude do Pico
Rua João Bento Lima, São Roque do Pico, Açores
Telefone: 292 648 050
www.pousadasjuvacores.com

Ilha Verde Rent a Car

Tel: 351 296 304 842
www.ilhaverde.com

Aventura
Cume 2351 (para subir o Pico e explorar a ilha)
Tel. 914570009
www.cume2351.com
Material para a subida Merrel
www.merrell.com
Mergulho e observação de Cetáceos
Tel. 292 293 891
www.norbertodiver.com

Turismo
www.pt.artazores.com

Restaurantes
Petisca
Avenida Padre Nunes da Rosa, Pico, , Açores
Tel. 292 622 357
Ancoradouro
Rua Rodrigo Guerra, 7
Areia Larga Madalena, Pico, Açores
Adega a Buraca
Estrada regional 35 Santo António Pico, Açores
292 642 119
Canto do Paço
Rua do Ramal, Prainha São Roque do Pico, Açores
292 655 020