sss



30 março 2012

Curso de Empreendedorismo e Revitalização da Cidade



nasceu em Lisboa um curso de de empreendedorismo e revitalização da cidade. A Lisboa na ponta dos dedos estará presente numa aula a 17 de Maio, mas o curso conta com nomes como José Sarmento de Matos, Catarina Portas, João Regal entres outros nomes ligados à marca Lisboa. saiba tudo sobre esta iniciativa aqui. as candidaturas estão abertas até 15 de Abril.

somos sempre maiores com os outros

29 março 2012

Vogue l Saída de Emergência l o paraíso mora ao lado




E se Bali ou as Maldivas estivessem já aqui ao lado, a poucos minutos do Rio Tejo? É verdade: uma verdadeira experiência Balinesa diretamente do Four Seasons Maldivas em Kuda Huraa vai estar durante seis semanas em Lisboa.

continue a ler a Saída de Emergência aqui.

Fundação Champalimaud eleita como o melhor sítio para trabalhar fora dos EUA


Linke para acabar bem o dia, aqui vos deixo uma notícia bem positiva que acabei de ler no Público.

Lisboa nomeada para os World Travel Awards



sempre acreditei em associativismo, isso já sabem. depois do meu último post do Porto que também adoro de paixão, Lisboa está nomeada para os World Travel Awards, os conhecidos óscares do Turismo.

as nomeações são as seguintes: melhor destino mundial, melhor destino mundial de cruzeiros e melhor porto mundial de cruzeiros. podem votar aqui, mesmo com a confissão que acho estranho andar tudo a votar no seu próprio país. Mas com a delicada auto-estima portuguesa com anos de história no que toca a fragilidade, acho um excelente exercício de nacional. por isso toca a votar.

28 março 2012

Porto, o Melhor Destino Europeu 2012



notícia estrondosa aqui.
e se a Lisboa na ponta dos dedos se estendesse ao Porto? Gostam da ideia?

piqueniques nos jardins da cidade



lembram-se desta crónica?


mais aqui.

26 março 2012

António Tabucchi 1943 - 2012



A vida não está por ordem alfabética como há quem julgue. Surge... ora aqui, ora ali, como muito bem entende, são miga­lhas, o problema depois é juntá-las, é esse montinho de areia, e este grão que grão sustém? Por vezes, aquele que está mesmo no cimo e parece sustentado por todo o montinho, é precisamente esse que mantém unidos todos os outros, porque esse montinho não obedece às leis da física, retira o grão que aparentemente não sustentava nada e esboroa-se tudo, a areia desliza, espalma-se e resta-te apenas traçar uns rabiscos com o dedo, contradanças, caminhos que não levam a lado nenhum, e continuas à nora, insistes no vaivém, que é feito daquele abençoado grão que mantinha tudo ligado... até que um dia o dedo resolve parar, farto de tanta garatuja, deixaste na areia um traçado estranho, um desenho sem jeito nem lógica, e começas a desconfiar que o sentido de tudo aquilo eram as garatujas.

Tabucchi, 'A Vida não Está por Ordem Alfabética'

em Abril António Tabucchi abriria as mãos e as palavras de mais um livro da sua autoria pela Dom Quixote. o livro reúne contos que falam da passagem do tempo. tempo que não pára, apenas passa.

a Casa Fernando Pessoa vai homenagear no dia 2 de Abril o autor, 'o italiano que queria ser português' e a quem tanto devemos como amante da obra de Pessoa. aqui fica o início do seu último livro e a minha homenagem.

24 março 2012

na extensão de sonho e de palavra



no meu imaginário, nada há de mais fascinante na vida de um ser humano do que ganhar a vida a cantar. nessa extensão de sonho e de palavra e na certeza de que não concebo o mundo que habito sem música, emociono-me termos na nova geração do Fado, uma voz como a da Carminho. a mulher rara voa com rasgo e segurança, estendendo a nossa portugalidade sempre frágil ao bem que tanto defendo, o do associativismo.

na fusão dos povos, agradeço o dom desta voz que sempre sem medo leva Lisboa, leva Portugal mais longe.



22 março 2012

Vogue l Saída de Emergência l em busca dos sotãos escondidos




Lidja Kolovrat movimenta a rua noturna na maior sala do sótão, onde trabalha e cria as suas peças sempre marcantes. Mais do que umas águas furtadas espaçosas, em madeira com cores, cheiros e objetos vintage, o espaço é habitado também por concertos inesperados, que nos libertam dos dias intensos da reprogramação da humanidade.

continue a ler a Saída de Emergência aqui.

Lisboa cidade Erasmus este Sábado no The Decadente



é já no próximo Sábado, dia 24 de Março, às 17h30, que a Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com The Independente e com The Decadente, organiza o primeiro evento desta série que visa promover Lisboa como a cidade perfeita para estudantes enquadrados no programa Erasmus. Um diálogo aberto a todos, que conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa António Costa, com a missão de discutir as oportunidades que a cidade dispõe para se internacionalizar, ainda mais, e o percurso que deverá percorrer para atingir os seus objectivos.

falava eu há uns post's atrás sobre o associativismo ;-)

21 março 2012

no primeiro dia de Primavera



Um grande presente no primeiro dia de Primavera a todos os seguidores de Lisboa ♥
Resolvi doar a minha coleção de mensagens da cidade ao projeto Fotos de Rua. A sua autora, mulher de armas a vários níveis escreve no facebook que me roubou as fotos.

Será que Lisboa é roubável ou é de todos nós? é isso que me move... partilhar a minha cidade. E quando vejo um projeto tão luminoso como o Fotos de Rua, mais uma vez ofereço de mão beijada parte da minha Lisboa, desta vez em forma de fotografia que tirei há cinco anos em Alfama.

É uma de muitas que tinha e que darei com satisfação às Fotos de Rua, um projeto de Ana Luisa Maia Nogueira que teve a ideia simples e genial de nos por a viajar pelas ruas da cidade. Criem mais projetos assim, bonitos, simples e com tantas mensagens importantes para os nossos dias, sem rede no amanhã.

Recebi uma mensagem no facebook a perguntar porque as doava assim de mão beijada... a resposta é muito simples, é que mais do que nunca acredito em associativismo (esta palavra tão preciosa no sucesso do que é hoje a cidade de Barcelona) e porque acredito que nesta cidade há galhos para todos. Lisboa é uma árvore enorme, linda e frondosa que precisa de muita a gente a criar e a recriar por ela.

e a nossa cidade é um espanto não concordam?

19 março 2012

mostrar os portugueses no seu melhor


'é este o coração da nova série de Laurinda Alves, que a RTP2 que estreou no Sábado. Contra a corrente nacional que acha sempre que lá fora é que somos bons, 'Feitos em Portugal' revela 26 profissionais de referência em diversas áreas, todos portugueses que vivem e trabalham em Portugal. Em cada episódio de Feitos em Portugal, Laurinda Alves entrevista dois portugueses que nos podem orgulhar a todos. O potencial inspirador desta série de 13 episódios é um contributo para a reconstrução da estima dos portugueses por si próprios e da saúde económica e social de Portugal'.

veja o primeiro episódio aqui.

'há algo de muito mágico no nosso país'

são palavras de Jeremy Irons que vai protagonizar a adaptação cinematográfica do livro de Pascal Mercier, uma co-produção Alemã, Suiça e Portuguesa que terá a presença de Nicolau Breyner e realização do dinamarquês Billie August, que junta o ator e o realizador vinte anos depois da Casa dos Espíritos. O orçamento são oito milhões de euros, metade gastos em Portugal.

excelente notícia para começar a semana, não concordam?


16 março 2012

que não haja dúvidas

quem o escreve é uma balzaquiana convicta

15 março 2012

'Lisboa somos nós' II

14 março 2012

'Lisboa somos nós'

já devem estar fartos de me ouvir dizer que as cidades são as pessoas, mas já repararam nesta estrondosa campanha pensada pelo nosso Alfaiate Lisboeta para a Câmara Municipal de Lisboa?



as imagens falam por si. a cidade também.
não adoram? mais aqui.

para outros a salvação



ando a seguir as histórias da crise do publico e hoje resolvi partilhar uma que me tocou especialmente. fala do luxo dos livros.

retenho-me por momentos na importância da cultura para a sanidade mental de um povo, que tal como a importância da respiração, oxigena o cérebro e alonga os horizontes da mente.

nos cortes que também eu fiz na minha vida pessoal, os livros não se trocam. dêem-me empadão em vez do lombo, mas deixar de ter acesso páginas soltas, deixado no legado do meu Pai como templos sagrados, não.

a importância dos amigos silenciosos nas nossas vidas e o estimulo e partilha de vida pela beleza das palavras escritas... são importantes para 'a saúde de uma sociedade'. o Pai da família Lourenço já não vai à Fnac, por isso deixo a sugestão de passar a frequentar os alfarrabistas da cidade. (a memória do meu Pai habita hoje no meu irmão Bernardo, no 44 da Rua do Alecrim na imagem deste post).

hoje que faz um ano da da sua partida, tenho pensado muito no que ele me deixou enquanto ser humano. nunca me deu a mim e aos meus irmãos nada de mão beijada e hoje agradeço-lhe muito a oportunidade de construir tudo o que tenho, por mim, com o meu trabalho e com o alcançar dos meus sonhos. agradeço-lhe também a educação que me deu e a oportunidade que me foi dada, de quem mais importantes que objetos ou valores, as ferramentas e a conduta de vida perseverante perante todas as adversidades que ultrapassou.

talvez por isso seja chamada de louca quando amo esta cidade sem lamurias e digo gostar desta crise, a crise que afinal aparece sustentada numa crise de valores, numa crise que se mostra - e ainda bem - a única maneira de resgatar um mundo que se perdia em consumo desenfreado. muito duro para alguns infelizmente, para outros a salvação.

um ano ♥



foi a história do meu Pai que me permitiu hoje amar tanto Lisboa e há imagens que não desaparecem como o queque e o leite da Todi na pastelaria Parisiense onde hoje é o bar do Hotel do bairro Alto... ou a montra da Ferrari com as bolachas de olho de framboesa e o batido de morango na Rua nova do Almada. Nesses dias descia-se o Chiado na companhia das mãos de veludo e hoje que faz um ano da sua fusão com o Universo agradeço a minha Mãe todos os dias. só nos apercebemos que os postais não duram para sempre, quando um parte e é preciso dar valor, muito valor à vida daqueles que amamos incondicionalmente.♥

11 março 2012

subida ao Arco da Rua Augusta



poderia ter pedido o mundo, que não me teria passado pela cabeça receber um tão inimaginável presente de anos. confesso que tinha o sonho de lá ir um dia, mas de tão inacessível depressa ficou esquecido. adoro quando a vida me surpreende pela mão mágica dos que nos amam.

esta cidade desfaz-me de paixão... deveria estar aberto ao público não concordam?

todas as fotos aqui.

08 março 2012

Vogue l Saída de Emergência l Uma loja chamada desejo




O entusiasmo e amor por Portugal são contagiantes e partilham comigo o que mais gostam em Lisboa, enquanto me oferecem um copo de vinho. Patrick e Dennis adoram Lisboa e acreditam que ‘tal como Barcelona há uns anos, Lisboa será uma cidade hip e muito internacional, mesmo com a crise’.

continua a ler a Saída de Emergência desta semana aqui.

a velocidade da televisão

tirando a maquilhagem inexistente e 'uma cidade solta nos cabelos' num dia de pressa e reuniões alucinantes :-) comprovei mais uma vez a velocidade da televisão.

mal esta peça saiu no jornal da Sic recebi um e-mail de Angola de 'alguém' que se disse incomodado com o meu testemunho. para quem não sabe eu poderia estar do outro lado do Atlântico mas decidi fazer muitos sacrifícios pessoais, para continuar a defender as minhas cidades.

por isso peço a quem não lá esteve, para ver o que eu disse na entrevista completa e também a quem não consegue observar o copo meio cheio das minhas palavras, que me deixe pelos menos passar a energia, que me move cada vez que partilho e defendo Lisboa e as cidades portuguesas.

eu acredito mesmo muito nas nossas cidades e no sacrifício que faço em ficar, com tudo o que isso implica na minha vida pessoal. o meu lema é acreditar. acreditar em mim e no que com associativismo podemos conseguir enquanto povo, enquanto nação.

a nossa Lisboa merece o sacrifício não concordam?

dia internacional da mulher

adoro o trabalho destes dois jornalistas da nossa praça - Sara Antunes e Bernardo Ferrão - e adorei ver esta peça da Sic. está informativa, leve e muito divertida.

07 março 2012

Vanity Fair España l The Sartorialist en la intimidad



- El blog de Scott Schuman es una referencia para la moda mundial
- "De niño sabía que iba a hacer algo grande, pero aún no sabía qué"
- "Intento hacer buenas fotografías de personas que me parecen interesantes"

Después de trabajar quince años en el mundo de la moda, Scott Schuman se propuso hacer un cruce entre las tendencias que veía en los desfiles de modelos y lo que las personas llevaban en su día a día. Así nació The Sartorialist, uno de los blogs de referencia sobre tendencias, realizado únicamente con fotografías de personas que, como él, caminan por las calles. Hoy, Scott Schuman colabora con las revistas más importantes del mundo (edición francesa de Vogue o la estadounidense de GQ, entre otras), y participa en proyectos que, según dice, le permiten construir su sueño más preciado: fotografiar a desconocidos en ciudades como Nueva York, París, Milán, Moscú o Estocolmo.

Puede que estas ciudades sean sus preferidas, pero yo me lo encontré en Madrid y tuve la suerte de charlar con uno de los blogueros más famosos del mundo. La oportunidad me la dio el móvil Xperia Ray (Ericson España) fui una de los ocho blogueros invitados a pasar un día de trabajo com Scott Schuman, un privilegio que incluía una sesión fotográfica en un estudio montado exclusivamente para los afortunados. Ambiente festivo, comiendo algo con amigos o en conversaciones íntimas de sofá, y los blogueros deambulando por el estudio mientras Scott Schuman lo captaba.



Thesartorialist.com es una referencia para la moda mundial. Pero no sólo eso: ¿sabes que también inspiras a todos los que visitan tu blog diariamente?
Entiendo muy bien lo que dices... Crecí en Indiana, en el centro de Estados Unidos, donde no existe cualquier tipo de moda o estilo. Crecí viajando a través de revistas, imaginándome cómo sería el mundo y cómo serían las personas. Este sentimiento de búsqueda y descubrimiento era muy fuerte y ahora, cuando hago fotos, la sensación es la misma. No necesito conocer los hechos... no me interesan los hechos. Quiero hacerlo siempre de forma romántica y soñadora, tal y como veo a las personas y tal como me las imagino.

En tu libro dices que tu hija es alguien que nació con una misión especial. Creo que, más que ‘fashion hunter’, eres un cazador de almas. ¿Estás de acuerdo?
En el libro hay una enorme variedad de personas... Yo no salgo a la calle para cazar moda, marcas o creadores de zapatos. No me interesan los detalles, tan sólo intento hacer buenas fotografías de personas que, de alguna manera, me parecen interesantes. Lo que visten no es el asunto principal, y al final lo que veo en mi blog son imágenes de personas.

En tus imágenes hay una atracción fatal por la contradicción...
Sí, por el misterio... cuando retrato a alguien en la calle no tengo que entenderlo todo. No conozco a la mayoría de las personas que fotografío. Y me gusta que sea así, no creo que eso sea importante.

Entonces eres un soñador…
Sí, un soñador romántico (sonríe), que intenta mostrar una parte bonita de la persona que se acaba de encontrar en la calle. Por suerte, sé lo suficiente para no hacerme ilusiones y pensar que todas personas que encuentro son divertidas o maravillosas en la vida real, por eso mantengo alguna distancia y los encuentros son siempre muy breves. A muchos de los retratados jamás los volveré a ver... y me gusta ese misterio. Y si a veces las fotografías parece que revelan algo sobre las personas... apenas enseñan una parte de ellas, una idea abstracta de lo que son. Para mí, es más estimulante y divertido que sea así, más romántico e inspirador.

Cuando vivías en Indiana y no tenías el éxito que tienes ahora, ¿te imaginabas en algún momento lo grande e importante que llegaría a ser The Sartorialist?
Gracias por los elogios... (sonríe). Cuando era un niño sabía que iba a hacer algo grande, pero aún no sabía el qué.

¿Tenías un plan para triunfar?
Cuando quieres hacer algo grandioso, si eres espabilado te das cuenta de que navegas por un río, no tanto para ir por una u otra dirección, sino más bien para dejarte llevar hasta encontrar aquello que te va a elevar. Poco a poco establecí un compromiso, una zona intermedia entre lo que me iba encontrando y aquello que pensaba que constituía mi grandeza. Cuando estuve en el colegio tuve clases de sastrería y diseño de patrones, pero ya entonces me di cuenta de que no sería diseñador. Nunca pensé en ser fotógrafo, porque no he tenido clases de fotografía. Empecé a fotografiar a mis hijos, después empecé a explorar el modo de compaginar la fotografía y la moda y lo que me impulsaba eran mis ideas sobre la moda, la moda real, la moda viva de las calles.

Se percibe un enorme respeto por las personas que retratas...
Sí. Les hago fotos con el mismo respeto que tengo por mis hijos y creo que el éxito de las imágenes tiene que ver con la honradez que pongo en ellas. Por la expresión honrada que consigo captar.

Confieso que me asusta siempre un poco conocer personas a las que admiro. ¿Me equivoco si te describo como una persona determinada y humilde?
No, tienes razón... aunque yo usaría la palabra 'perspicaz'.

Sé que te fascina Florencia y que te encantan su luz y sus edificios no muy altos. ¿Nunca has pensado en ir a Lisboa?
Prefiero guardarme algunos sitios... (sonríe).

'En la vida, todo es confianza'. ¿Hay una búsqueda de la confianza en las personas que encuentras por la calle?
Más que confianza, la palabra es encanto. Incluso los tíos más machos tienen algún encanto. El hombre de la página 357 de mi libro parece un mendigo y nadie diría que trabaja para Ralph Laurent. Solo descubrí su profesión después y me pareció fascinante saber que es él quien compra las antigüedades de Ralph Laurent.

¿Eres más rico porque te has forrado con tu éxito o porque puedes ir por la calle haciendo fotos de desconocidos?
Hay mucha sinceridad en todo lo que hago. Los otros proyectos me sirven para ganar dinero, para permitirme hacer lo que más me gusta, que es ir por la calle haciendo fotos. Socialmente, mi libro y mi blog muestran a otro tipo de personas... muy diferentes de los modelos jóvenes y frescos de las revistas. Hay personas que, cuando van a mi blog, me dicen: “yo de mayor quiero tener ese aspecto”. Por primera vez, los más jóvenes se estás inspirando en los más viejos que conservan su encanto a pesar de la edad. Y eso parece un detalle, pero es muy importante. Más importante que la moda o que el estilo capturado, es la idea de poder retratar la elegancia y nobleza del envejecimiento, y poder emocionar a las personas es mi mayor riqueza.

*Sancha Trindade es la autora del blog www.lisboanapontadosdedos.blogspot.com

tradução de Enrique Oltra Pinto-Coelho

entrevista aqui. mais fotos aqui.

06 março 2012

Portugal no Top dos 10 países com melhor qualidade de vida



a Organização para a Cooperação Económica e o Desenvolvimento (OCDE) lançou a iniciativa ‘Vida Melhor’, observando vários aspectos da vida das pessoas afectam a boa disposição. Foram tidos em conta factores como os rendimentos, a habitação e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de cada país, sobre três pilares: a taxa de emprego das mulheres com filhos entre 6 e 14 anos de idade, as horas dedicas a tempo pessoal pessoais, e o número de pessoas que trabalham mais que 50 horas por semana.

veja o estudo de Portugal aqui.

02 março 2012

um postal sobrevivente e um curso de 'Empreendedorismo e Revitalização da Cidade'



hoje tive uma reunião de pequeno almoço, num dos postais da cidade que me deliciou a manhã. o momento do privilégio da passagem de gerações e sabedorias que os meus olhos registaram fizeram-me ganhar o dia. a imagem, mas também o convite para participar num curso de 'Empreendedorismo e Revitalização da Cidade' generosamente ambicioso e com muitos nomes (novos e antigos) ligados à cidade.

mais novidade em breve.

um novo canal em português que tem a comida como 'prato principal'

o novo canal da Fox (posição 105 da Meo para quem tem o pacote dos 125 canais ou na escolha do pacote Cultura e Lifestyle para quem tem apenas o dos 75), o 24Kitchen vai contar com Jamie Oliver com 'Jamie's Food Revolution',Anthony Bourdain com 'Não Aceitamos Reservas' e 'Bill's Food' com Bill Granger, mas também três produções nacionais, três programas que mostram a gastronomia portuguesa.

O 'Papa-Quilómetros' com o meu querido Ljubo (adoro este chefe e sua deusa Mónica) que depois do programa Masterchef e de lançar o seu próprio livro, chega ao 24 Kitchen para investigar e descobrir 'os segredos e tradições das iguarias nacionais' Amo, amo, AMO de paixão... :-)




'Gosto de Portugal' com 'Rodrigo Meneses, o carismático participante na versão portuguesa de Masterchef, e um apaixonado pela comida, viaja por Portugal para descobrir a rica gastronomia nacional. Este programa dá a conhecer os nossos pratos mais típicos e os sabores mais característicos'.



'Mercados da Minha Terra' é 'um programa que propõe montar uma cozinha móvel em qualquer lugar e preparar uma deliciosa refeição confecionada com os ingredientes mais frescos, acabadinhos de comprar num qualquer típico mercado. Um programa liderado pelo chef Sebastião Castilho'.



mais aqui.

01 março 2012

Vogue l Saída de Emergência l o segredo da textura





Num dia de chuva a sugestão é para gozar a Saída de Emergência dentro de casa, na companhia do novo livro de Carlos Braz Lopes, autor do ‘melhor bolo de chocolate do mundo'. Com a mesma atitude, o livro – tão poderoso quanto o bolo – nasceu para conquistar os que gostam da simplicidade da partilha e os grandes amantes de chocolate. Tal como o toque de Midas do melhor bolo de chocolate do mundo - que nas minhas e nas palavras do seu criador está na textura...

continue a ler a Saída de Emergência aqui.

24 Kitchen Lisboa Portugal

é já daqui a nada que no Mercado da Ribeira é lançado o 24 Kitchen, o novo canal da FOX International Channels, uma morada que tem a comida como 'prato principal'.

mais detalhes em breve.