sss



29 fevereiro 2008

Descobrir l onde a alma chega longe


clique na imagem ou aqui páginas 12 e 13.

28 fevereiro 2008

elevador do Lavra

27 fevereiro 2008

o Bolhão é nosso


usando as palavras que me chegaram por e-mail de Catarina Portas, o Bulhão é provavelmente o mais belo mercado português. Vai ser demolido e transformado num shopping. O pouco que se conhece do projecto é mau e as contrapartidas negociadas uma vergonha. Uma petição contra este projecto já reuniu mais de 30 mil assinaturas mas nenhuma será demais. Apelamos a todos os que ainda não o fizeram, para que se juntem ao protesto.

Para acompanhar o manifesto clique aqui e para assinar a petição aqui.

25 fevereiro 2008

O Senso e a Cidade l da minha língua vê-se o mar


aqui página 7 ou
No passado dia 21 de Fevereiro celebrou-se o Dia Internacional da Língua Materna. Com o objectivo de promover a diversidade linguística e cultural, proclamado em Novembro de 1999 pela Conferência Geral da UNESCO, desde Fevereiro de 2000 que se comemora este dia internacional. São cerca de seis mil as línguas do mundo, mas metade está ameaçada de ser extinta.
Segundo o Observatório da Língua Portuguesa, seguido do mandarim em primeiro, do inglês, espanhol, russo, francês, hindi/urdu e árabe, o português é o oitavo idioma mais falado no Mundo enquanto língua materna e língua estrangeira, através de 190 milhões de pessoas. Em plena 4ª edição do Campeonato da Língua Portuguesa, iniciativa conjunta do jornal Expresso, Jornal de Letras, Sic e Sic Notícias, confesso hoje por estas linhas o incómodo de algum português que me chega através de mensagens de telemóvel.
O nosso poeta embaixador Fernando Pessoa escreveu um dia que a minha Pátria é a minha língua. Certamente que tal como as cidades, a língua também evolui. Mas será que a mesma merece ser facilitada, em detrimento de uma vida apressada e que nos consome os deliciosos detalhes? Sendo que a caracterização de um povo e de uma cidade está também na língua, a verdade é que me esforço em enviar mensagens onde não troque o “qu” por “k”.
Veículo de comunicação e portador de identificação, a língua é sem dúvida um factor para a definição da nossa identidade cultural.
E em caso de dúvida deixo a sugestão de escrever com dignidade. É que como escreveu Virgílio Ferreira, da minha língua vê-se o mar.
coluna publicada a 25 de Fevereiro no Meia Hora

22 fevereiro 2008

Descobrir l moradas que correm o mundo


clique na imagem ou aqui páginas 12 e 13.

21 fevereiro 2008

Amy Lx

Amy Winehouse no Rock In Rio Lisboa. eu vou. mais aqui

20 fevereiro 2008

2 amigos, 1000 euros cada um, de bicicleta até Dakar?


é já manhã que o meu amigo mais viajante, Jorge Vassalo acompanhado do amigo Carlos Carneiro partem de bicicleta de Lisboa até Dakar. só podem gastar 1000 euros cada um.
e nós até onde vamos? despedida amanhã no Terreiro do Paço a partir das 13h.
acompanhe o blog aqui.

19 fevereiro 2008

o que é nacional é bom


é bom e chega a todo o lado. clique aqui

Y me manque


80 Km de Amesterdão até Harlem, sempre com Lisboa na mochila.
são assim, os viajantes de mundo que se apaixonam pela nossa cidade.

vote em Lisboa para o Monopoly


O Monopoly está a lançar uma nova edição mundial e convida todas as pessoas do mundo a votar nas melhores cidades do globo. As 22 cidades com maior votação a nível mundial farão parte do tabuleiro global do Monopoly.
Vote nas em Lisboa nas "minhas cidades preferidas" aqui.

projecto memória escura


Dizem que é feita de imagens, sons e cheiros mas a memória só nasce depois do que é acessório se ir apagando. É uma construção que vai muito além de nomes de rios ou de uma lista infinita de reis. A memória é uma montagem pessoal que ultrapassa qualquer recordação. Será tudo menos uma imagem congelada no tempo. É a construção de um léxico pessoal: altera-se, renova-se, persiste. Eterniza-se. Nasce da comparação, da aprendizagem, de tudo aquilo de que somos feitos. São as escolhas da nossa personalidade e da falta dela. É como o espreitar pelo buraco da fechadura num cérebro e remexer-lhe nas suas emoções mais íntimas.
até final do mês no Braço de Prata. mais aqui

18 fevereiro 2008

O Senso e a Cidade l Pink Lisbon


aqui página 5 ou
Em três meses apenas Lisboa teve quatro referências internacionais: The New York Times, ShermansTravel/ Yahoo! Travel, Telegraph e ainda na edição de Janeiro/ Fevereiro da Virtuoso Life Magazine, uma edição norte americana com 250 mil exemplares. Mesmo com algumas gralhas ou discordâncias, o importante é que Lisboa está de facto na moda.
Como uma das obrigatórias capitais do momento foi eleita em segundo lugar pelo The New York Times e terceiro do top ten mundial dos locais a visitar em 2008, pela ShermansTravel Yahoo! Travel. Os destaques nesta edição vão para as nossas sete colinas e a calçada portuguesa que matam sempre com uma mais-valia orgulhosa, a elegância dos passos de qualquer lusitana mais sofisticada. A cozinha aclamada de inovadora é também mencionada como ponto forte.
O periódico inglês Telegraph implora a visita a Lisboa o mais depressa possível, sendo que nos considera o próximo hit da Europa. A Virtuoso Life Magazine afirma que Lisboa está a transformar-se numa capital chique e destaca as lojas irresistíveis, a boa relação qualidade preço, a beleza natural, as paisagens, o contraste entre florestas e areia branca e ainda a temperatura amena durante todo o ano.
Além do destaque ao Mosteiro dos Jerónimos, Museu Calouste Gulbenkian, Museu do Azulejo, pastéis de Belém, Sintra com passagem obrigatória pelos travesseiros e ainda o bacalhau e o vinho do Porto, a grande novidade é associarem-nos a um sonho cor-de-rosa, com uma expressão inovadora “pink Lisbon”.
Com cores de sonho, verdade ou não o que interessa é que permanece um convidativo "think Lisbon".
Nós agradecemos.
coluna publicada a 18 de Fevereiro no Meia Hora

16 fevereiro 2008

Lisbon is transforming into a chic capital


Com sonhos cor-de-rosa e vinho do Porto, Portugal’s central coast serves up an enticing cocktail num artigo desta vez pela Virtuoso Life Magazine.
Para ler o artigo com imagens aqui, página 94.

15 fevereiro 2008

Descobrir l de amor e para o amor


clique na imagem ou aqui páginas 12 e 13.

13 fevereiro 2008

convite 14 Fev


com uma das mais bonitas campanhas da praça,
onde Lisboa brilha para além do óbvio,
a Jameson, patrocinador da minha coluna Descobrir
convida-nos a todos aqui. (ligar o som)

11 fevereiro 2008

Portugal ganha 3º lugar World Press Photo


O “medo” de Jaime Jesus, um bodyboarder de 20 anos, da Figueira da Foz, a cair de uma onda de quatro metros na Praia do Norte, na Nazaré, trouxe até Portugal, para as mãos de Miguel Barreira, fotógrafo do diário desportivo Record, o terceiro lugar da categoria de Desporto dos prémios World Press Photo 2008. Miguel Barreira é o segundo português a conseguir este reconhecimento. O primeiro foi Eduardo Gageiro, em 1974, com uma fotografia do general Spínola.
mais aqui

um ano depois


há um ano presenciei a união de um amor que enalteceu os "amigos sãos". um ano depois, e ao ouvirmos o Linda Linda do Armando Gama (agradecemos o cd) pelas ruas da cidade sabemos que o que tem de acontecer tem uma força inquestionável.
meus queridos M e F, obrigada pela luz e pelo testemunho da palavra possível.

10 fevereiro 2008

O Senso e a Cidade l Desejos antecipados


aqui página 6 ou
José Tolentino Mendonça escreveu que levamos anos a esquecer alguém que apenas nos olhou.
Há dias cruzei-me com um viajante do mundo apaixonado pela minha Lisboa. Sobre um registo em papel de destino inseguro e numa cumplicidade quebrada num vão de uma escada de Alfama, o testemunho vivo do movimento da cidade.
Num reencontro adiado, hoje por estas linhas, a visão estrangeira de uma feira que não nos rouba nem nos ladra, e que apenas vai enaltecendo as madrugadas e manhãs de um bairro cheio de Graça:
Não deve haver outro lugar em Lisboa ao qual voltei tantas vezes, tantos sábados, algumas terças, e nunca me topei com uma feira igual a outra. Teimosa e carinhosamente, melhor cedo, espantando aos meus amigos que a sexta à noite me via voltar para a cama a horas de dia laboral, quase sempre com pouco dinheiro e nunca pronto para confundir o valor com o preço das coisas.
Continuo maravilhado de pensar que esta feira, possivelmente não me canse nunca. E se a feira não me cansa, a cidade que a esconde também não, e chega logo ao coração uma sensação de alívio, de descanso, de saber que por uma vez não será preciso fugir em poucas semanas, que se calhar ainda são possíveis os amores eternos.
A feira muda sempre, muda-se a si própria como procurando algum sinal externo que lhe devolva os traços de uma vez passada. A feira muda como fala, como escreve a sua papelada velha, com rapidez e “nocturnidade”.
Vá se a feira para encontrar, para se encontrar a um próprio nalguma verdade esquecida que pode aparecer em velhos livros, onde até podem aparecer os nossos desejos antecipados.
coluna de opinião publicada a 11 de Fevereiro no Meia Hora

miss move


enquanto não me registas,

uma outra beleza inteira
enaltece as palavras
inalcançáveis.

para tu isla

08 fevereiro 2008

Portugal deserves deeper exploration


Parece que a moda pegou.
Portugal volta a ser destacado num artigo desta vez pelo Telegraph.
Nós agradecemos.

Descobrir l único e irrepetível


aqui páginas 12 e 13.

na natureza nada se repete,
não há duas árvores iguais,
dois pássaros iguais,
duas gotas de chuva iguais,
dois beijos iguais.

neste
fabrico infinito também tudo é único e irrepetível.
não volta mais.
aproveitem. e sejam felizes.
Fabrico Infinito
Rua Dom Pedro V, 74 Lisboa
Tel. 21 246 7629
http://www.fabricoinfinito.com/
Seg a Sex 11h – 19h (o horário irá ser alargado no futuro)

07 fevereiro 2008

reabriu




reabriu finalmente o Jardim de São Pedro de Alcântara.
a ver... o que lhe fizeram. comentários em breve.

01 fevereiro 2008

Descobrir l porque a vida são dois dias


aqui páginas 12 e 13.