sss



06 abril 2008

barbela I


Conhecida também por diabo-do-mar, a Jamanta é um animal solitário, que ocasionalmente vive em pequenos agregados. Este animal dá-se bem com os mergulhadores e por vezes oferece-lhes boleia.
A Jamanta tem pele lisa e desloca-se na água batendo as barbatanas peitorais da mesma maneira que uma ave utiliza as suas asas de uma forma muito harmoniosa. As Jamantas são geralmente vistas na companhia de golfinhos e tubarões.
A alimentação da Jamanta é à base de pequenos peixes, também chamados de zooplâncton, ou seja, animais que andam à deriva no mar ao sabor da corrente.
Têm apenas pequenos dentes no maxilar inferior e nenhum no superior apanham os alimentos através de um filtro. A Jamanta nada com a boca aberta e leva o alimento em direcção à boca com a ajuda dos lóbulos. A corrente de água passa dentro da boca e sai pelas guelras, onde os filtros capturam as presas.
Têm de comer grandes quantidades todos os dias, porque as presas são pequenas. As Jamantas são animais solitários, mas juntam-se na época de reprodução. O período de acasalamento da Jamanta ocorre entre os meses de Dezembro a Abril, em águas tropicais e em redor das áreas rochosas dos recifes. Depois de acasalar com um segundo macho, a fêmea abandona o recife.

Sem comentários:

Enviar um comentário