sss



01 abril 2012

somos galhos de uma enorme árvore, com nome de país

No dia em que escrevi este post e saiu para a o ar uma frase minha de 'fugir para Angola ou Brasil' fui mal interpretada (felizmente mais os elogios que as más interpretações), porque as reportagens inesperadas nem sempre são as mais perfeitas. E se vos pudesse contar os desafios que vivi este dia na minha vida pessoal e profissional, acho que não acreditariam, mas nada que um dia não seja declarado numa entrevista ou post, com humildade e um sorriso, de quem se propõe a superar todas as adversidades.

Independentemente da frase não ser feliz, porque sei que sou um ser humano em construção constante, jamais me passaria ofender qualquer ser humano que trabalha. A questão é que era fácil para mim fugir para o Brasil e não o fiz porque tal como Daniel Traça diz no extraordinário 'Feitos em Portugal' de Laurinda Alves e Marco Espírito Santo, seria impossível para mim trabalhar sem uma causa, uma paixão. E nessa luta de quem um dia também 'foi embora' e voltou, retenho-me ainda nas suas palavras de despreocupação em que todos são importantes porque Portugal de hoje não é apenas o território, mas também a imagem de 'Portugal no mundo'.

O 'Feitos em Portugal' de Laurinda Alves tem a capacidade de nos devolver uma auto-estima que defendo há anos e quer o Daniel Traça, quer a Diana Gomes da Silva tem um lugar especial no contributo desta causa. E por isso este terceiro episódio marcou-me especialmente e as minhas asas abriram de cumplicidade, quando a Diana lhe diz que a Mãe sempre lhe ensinou a não alimentar a palavra 'impossível' chegada pelas palavras dos outros. Ainda o espírito de sacrifício, o mesmo pelo qual também passo este mês especialmente para oferecer daqui a um mês um projeto que espero que tal como os da Laurinda, do Daniel ou da Diana contribua para a união de Portugal.

Como sempre disse, a árvore portuguesa é frondosa e há galhos que atravessam oceanos e continentes, mas todos pertencemos a esta terra, esta terra única e além fronteiras que nos move.

Sem comentários:

Enviar um comentário