30 setembro 2008
29 setembro 2008
28 setembro 2008
room temperature
Imagens retiradas de filmes. É o que nos sugerem as telas de António Trindade ao primeiro vislumbre. Algumas mais cinematográficas, outras mais televisivas como as que aparentam sofrer interferência – a chamada televisão às riscas. Mas se a televisão às riscas suscita as mais variadas reclamações junto dos fornecedores, as telas agora expostas arrancam-nos um sorriso de agrado.
Em “Room Temperature Parte I” vislumbramos o rosto da actriz Natalie Portman. Em “Interdiction” vemos uma mulher de costas com calções curtos e botas altas, o que nos remete para uma imagem desse sucesso dos anos 80, que marcou toda uma geração, que foi “Flashdance”. Por seu lado “Souvenir” parece uma cena escaldante de um filme dos anos 50, daquelas que fariam a exibição do filme ser proibída por terras lusas e salazaristas.
Já “Mistery Woods” transporta-nos para um filme de terror. Uma mulher parada na entrada de uma floresta, à noite. Sentimos claramente que do negro da floresta sairá algo mau que vai magoar a inocente mulher. Porque embora esta mulher esteja de costas voltadas para nós, sabemos que é inocente, porque só uma inocente se postaria assim, especada sem medo, à entrada de um bosque obviamente maléfico.
António Trindade consegue a proeza de fazer-nos sonhar e imaginar o que está para além daquele momento que captou em tela. Se o cinema conta uma história, “Room Temperature” é uma sinopse que acaba em reticências...
Time Out, 24 Set 2008
Galeria Arte Periférica, Centro Cultural de Belém, 13 Set a 9 Out
27 setembro 2008
25 setembro 2008
Resgatar
clique na imagem ou aqui página 13.
Um tema intemporal num discurso fluído ou uma das bíblias das guerreiras contemporâneas. O Segundo Sexo (Le Deuxième Sexe em francês) de Simone de Beauvoir continua a ser uma declaração de garra para as mulheres do mundo. O primeiro volume divide-se em destino, história e mitos, numa análise nos cenários biológicos, psicanalíticos e do materialismo histórico. O segundo volume analisa a condição feminina nas vertentes sexual, psicológica, social e política. Para acompanhar com um vestido esvoaçante e adereços para mulheres de pulso.
24 setembro 2008
dimensão empática III
os desenhos são moldados com ajuda de moldes de madeira.
e os calceteiros,
a namorar em cima das árvores da Avenida?
23 setembro 2008
inesperado
22 setembro 2008
miss nomad
21 setembro 2008
19 setembro 2008
O Senso e a Cidade l A cidade motivante
Pela casa a dentro, entram ainda palavras de outros inconformistas caminhantes e com eles relembro que na antiga Grécia - essa terra que tanto me ensinou a viver - “não se fazia a necrologia das pessoas falecidas” .“Sobre cada uma, apenas se perguntava se viveu com paixão”.
18 setembro 2008
Na elevação da voz
17 setembro 2008
16 setembro 2008
15 setembro 2008
ausência aquática
depois de uma pausa sabática e da saída de Teresa Salgueiro, os Madredeus preparam-se para lançar este ano um novo álbum de originais, sem data de edição, que contará com três vozes femininas e percussão.
14 setembro 2008
12 setembro 2008
Seja pela luz
Seja pela luz, ou pela graça da nossa cidade viver abraçada ao Atlântico, muitas são as razões da chegada dos viajantes do mundo.
Depois de quatro semanas de uma Lisboa deliciosamente vazia, a cumplicidade e beleza das ruas engrandece-me numa cidade ainda mais luminosa. Num desses dias solta-se a noite e o reencontro dos amigos que ficam. Com eles, um viajante de alegria larga e na mala de viagem mensagens sem nome.
A beleza do mundo vive também nos sorrisos livres e se estar vivo é também compreender o mundo, muitas são as respostas transportadas pelos outros. Chegam carregados de luz e mostram-nos caminhos de uma outra beleza penetrante.
De mão dada à palavra verdade é um privilégio receber de mãos abertas uma visão tão original da minha cidade. Habituado à serenidade das montanhas brancas, a magia de Lisboa foi entendida como “hipnotizante, nostálgica e texturada”.
E se para alguns, a cidade branca empobrece em alguns momentos decadentes, para outros toca-se de perto entre esquinas escondidas e cores que testemunham uma outra beleza sublime. Com um registo roubado na Rua do Sol a Santa Catarina, a partilha, pela luz.
Lisbon Golde Guide, Setembro 2008
11 setembro 2008
Irresistivelmente enérgicas
clique na imagem ou aqui página 15.
A Nike lançou um livro irresistível. Lindo e de edição limitada, o lançamento faz parte da sua campanha Here I am, na qual procura inspirar uma nova geração de mulheres a experimentarem o poder do desporto na vida. Com muito entusiasmo e determinação, o livro partilha histórias que exaltam a confiança de mais de vinte atletas internacionais do sexo feminino. Cada capítulo é composto por uma interpretação visual única do caminho de cada atleta para chegar à força mental. Com uma inspiração topo de gama, ainda um kit dedicado à nossa energia vital.
10 setembro 2008
05 setembro 2008
03 setembro 2008
na margem da alegria
clique na imagem ou aqui na página 15.
De Ruy Belo, uma margem urgente a contemplar.