sss



12 abril 2011

A cidade na ponta dos dedos l Ainda há motivos para sorrir



Ainda há motivos para sorrir
Um elogio à praça mais bonita do mundo, um café vitorioso nas ruas mais antigas do Porto e um guia de conversação que promete largas gargalhadas nos dias que correm.

Afinal há vida no Terreiro do Paço
A Praça do Comércio tem um novo restaurante graças ao Grupo Lágrimas. Com a promessa de brunch’s e noites de fado, a carta gerida por diferentes chefes - Miguel Oliveira dos restaurantes do Casino Lisboa, Albano Lourenço com uma Estrela Michelin no restaurante Arcadas da Capela, em Coimbra, Luís Casinhas da Cantina da Estrela, ou Joachim Koerper do Eleven – tem como resultado uma cozinha simples e acessível. Nas sugestões, Raviolis negros de bacalhau com broa, Rissoto de Balsâmico com cogumelos e foie, os famosos Pissaladières (uma especialidade francesa tipo piza folhada) ou o “melhor pão-de-ló do Universo” nas versões de ovo ou chocolate. O espaço divide-se em duas esplanadas (uma para o Terreiro do Paço, outra para o Pátio da Galé), uma sala de jantar e duas salas para almoços que se revelam num ambiente ‘português kitch’ onde os almoços buffet custam apenas onze euros. Aos fins de semana há ainda direito a DJ e um bar que promete animar a mais iluminada praça de Lisboa. Terreiro do Paço
Pátio da Galé, Terreiro do Paço
Tel. 21 099 5679
http://www.lagrimashotels.com/
Seg a Sáb 12h30 - 15h/ 20h - 24h, Qui a Sáb até às 02h
Esplanada 12h30 - 24h

Mais luz na Baixa Portuense
O Café Vitória fica na freguesia do mesmo nome e mais do que um café, um bar, um restaurante ou uma esplanada a morada eleva as aberturas sempre surpreendentes da cidade do Porto. Ideal para um copo entre amigos depois do trabalho, para refeições ligeiras ou um café no jardim interior, o ambiente é intimista e acolhedor. Além dos pratos do dia para o almoço há sempre Salada de bacalhau, Ovos mexidos com farinheira ou Massa chinesa com cogumelos shitake. Nas sobremesas a Tarte de grão-de-bico, feijão e amêndoa, ou Gelado de castanha. A hora do jantar é homenageada pela sala do primeiro andar onde as iguarias se dividem entre as Chamuças de Chèvre, Salmão vidrado com Porto, Bife do lombo com frutos secos ou Javali salteado com castanhas. Nas sobremesas noturnas Salada de citrinos com gelado de caramelo, Espetada de pera e queijo das ilhas ou Toucinho-do-céu, não fosse este um café onde também se pode ver as estrelas.
Café Vitória
Rua José Falcão, 156 Porto
Tel. 22 013 5538
http://www.cafevitoria.com/
Dom a Quar 12h – 24h, Sex a Sáb 12h – 02h, Encerra à Ter ‘Com a pronuncia figurada das palavras inglesas’
A edição limitada da editora Atlas Projectos, sediada entre Lisboa e Berlim apresenta uma re-impressão ‘verbatim et literatim’ do primeiro guia de conversação Português–Inglês. Originalmente editado em 1855, este guia de José da Fonseca e Pedro Carolino dá mais azo a riso do que a sentido. A lacuna causada pela literalidade – o que se perde na tradução – leva-nos a reavaliar e refletir sobre a linguagem e as estruturas linguísticas que tomamos como garantidas. Uma forma de contornar o que aconteceu ao guia, até hoje a circular em países de língua inglesa como livro de humor – especialmente na famosa re-edição de Mark Twain, 1883 – e trazê-lo para uma condição próxima do original, tanto no conteúdo como na forma impressa que assumia quando foi criado.
‘O Novo Guia de Conversação, em Portuguez e Inglez, em duas partes’
Fabrica Features
Rua Garrett, 81 – 4º Lisboa
Tel. 21 32 56 764
http://www.fabrica-features-lisboa.blogspot.com/
Seg a Sáb 10h – 20h
Livros e Edições de Autor
Rua da Boa Nova, 168 Porto
Tel. 22 609 5537
http://www.inc-livros.pt/
Qua a Sex 16h – 20h e Sáb 15h – 20h
Também pode encomendar online www.atlasprojectos.net ou fazer o download no Google Books
PVP Recomendado €18

Sem comentários:

Enviar um comentário