sss



14 maio 2011

A cidade na ponta dos dedos l Lá vai Lisboa



‘Com a saia cor de mar, nos bairros desta cidade encantada em casa não há quem fique.’ A culpa é da inovação do Sushi Café, do novo Esperança na Sé e das sardinhas da José Gourmet.

A nova ‘barra’ da Avenida da Liberdade
O conhecido Sushi Café das Amoreiras abriu as asas à liberdade da Avenida. A arquitectura do atelier Saraiva & Associados estreia-se na restauração com nota alta, oferecendo à cidade um dos mais descontraídos e sofisticados restaurantes de Lisboa. Em quatro ambientes distintos - o bar (a ‘barra’), o sushi bar, a sala de jantar e a sala japonesa dividem o espaço em tons de dourado, branco e paredes que mudam de cor. Os chefes orquestrados pelo chefe Daniel Rente têm formação superior e experiências profissionais em hotéis de cinco estrelas ou em restaurantes japoneses do mundo, como o Kabuki, o Armani, o Hashi ou o Midori. A inovadora gastronomia eleva-se agora no ‘Wagyu Carpaccio’ (um o diamante negro das carnes bovinas) com neve de foie gras e chocolate, no Guindara Goma (bacalhau de pele negra com molho de sésamo) ou no Buta Shoga (barriga de porco cozinhada a baixa temperatura). Para finalizar com o já famoso 'Chocolato', um bolo de chocolate com sete texturas, ganache flexível em solo de chocolate.
Sushi Café Avenida
Rua Barata Salgueiro, 28 Lisboa
Tel. 211 928 158/914 859 526
www.sushicafe.pt
Seg a Sáb 12h30 às 15h30 e 19h30 às 24h, Sex e Sáb até 02h

Onde há Sé há Esperança
Conhecida como a pizzaria de excelência do Bairro Alto, o Esperança abriu portas na rua que contorna a muralha direita da Sé de Lisboa. O espaço desta vez não nasce de uma antiga mercearia e taberna lisboeta, mas do antigo restaurante Viagem dos Sabores. O ambiente continua a privilegiar a simplicidade, sempre em luzes ténues. Os pratos permanecem de influência italiana com saborosas pizzas de massa fina, desta vez com as portas abertas para uma das ruas mais apetecíveis da cidade.
Esperança Sé
Rua São João da Praça, 103 Lisboa
Tel. 218 870 189
Ter a Dom 13h – 16h e 19h30 à 24h, Sex e Sáb até 24h30

Elas vêm aí
As melhores conservas tradicionais fizeram furor, pelo talento Manifesto de Luís Baena na recente edição do Peixe em Lisboa. Com duas receitas em cada lata – uma receita para crianças na cozinha (little chef) e outra para adultos gourmet – a missão da José Gourmet é mostrar o que de melhor e mais característico se produz a nível gastronómico em Portugal. Ao lado de azeites, vinagres, vinhos, licores, aguardentes ou compotas, as conservas apresentam-se em carapauzinhos ou filetes de truta em molho de escabeche, filetes de cavala ou de atum em azeite, ovas de sardinha em azeite, polvo em azeite e alho ou mesmo lulas de caldeirada. Para as esperadas festas de Lisboa, as sardinhas dão o ar da sua graça em forma de petingas picantes, sardinhas em tomate, em azeite e limão, ou num suculento azeite virgem biológico.
José Gourmet
Tel. 918 994 369
www.josegourmet.com
Sardinhas com limão €2,55
Ovas de sardinha €10,35

artigo publicado na Revista Única do Expresso a 7 Maio 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário