17 junho 2010
'the' portuguese cake in New York
O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo abriu em Nova Iorque. Digno da fita 'Chocolat' de Lasse Hallström, o famoso bolo de Campo de Ourique apareceu destacado no Dining and Wine do New York Times.
To New Yorkers, chocolate cake might mean crumb-dusted blackout, not layers of chocolate meringue and chocolate mousse with a thin glaze of ganache. But that is the signature dessert at the Best Chocolate Cake in the World. A restaurateur in Lisbon, Carlos Lopes, with his Manhattan partner, Adriano Lucas, created a version of a dacquoise he saw at Fauchon in Paris. Now Mr. Lopes’s shops sell his creamy confection in Portugal, Spain and Brazil, with a factory turning out 150,000 a year just in Portugal.
É sem saudade que me lembro do levantamento que fiz de Campo de Ourique, para os Guias Convida. E nem as boas lembranças (dos áureos anos oitenta) que ainda tenho deste bairro me salvaram. O que em tempos foi um centro comercial a céu aberto, para os bairros dos bairros da Estrela, da Lapa e das Amoreiras é hoje para mim um bairro à margem do meu quotidiano. Passo por lá apenas às sextas-feiras para comprar flores no mercado, levantar o Melhor Bolo de Chocolate do Mundo ou para me abastecer de produtos orgânicos no supermercado de produtos biológicos Brio.
As cidades serão sempre as pessoas e nas memórias do levantamento das ruas, lembro-me que quase todos os seus comerciantes me passaram a energia de um copo meio vazio. Na percentagem do copo meio cheio estava a simpatia, o positivismo e a ambição de Carlos Brás Lopes, invejado na altura, imagine-se agora, que o seu negócio já atravessou o Atlântico e propõe-se a conquistar uma das cidades mais importantes do mundo. O que na altura recolhia pelas bocas de quem dizia: ‘mas quem é que ele (estamos a falar de um visionário que resolveu sonhar mais alto do que é habitual em Campo de Ourique) se julga para dizer que é o melhor do mundo?’ A indignação na altura não me espantou... afinal os Lusíadas do Camões acabam com a palavra ‘inveja’.
Se é o melhor do mundo será sempre uma opinião subjectiva, quando ao tamanho do sonho de Carlos Brás Lopes não tenho dúvidas: o homem sonhou, a obra cresce.
The Best Chocolate Cake in the World is $6.50 a slice, $36 for a whole 9-inch cake, $55 for 11 inches; 55a Spring Street (Lafayette Street), (212) 343-2253.
Etiquetas:
Chocolat,
Lisboa mexe,
na senda do sonho,
no abraço ao Atlântico,
o mundo é grande
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
merecidamente ! celina
ResponderEliminar