sss



17 setembro 2007

O Senso e a Cidade l Time Out Lisboa



No dia em que tropecei na Invenção do Amor de Daniel Filipe o meu conceito de futuro nunca mais foi o mesmo. Não basta encher de sonhos a mala de viagem. É preciso sorrir, encher a escuridão de árvores sem nome.

Cais da Pedra em Santa Apolónia, Lux, 23H58 do dia 13 de Setembro de 2007 nasce o número zero da Time Out Lisboa. Não para turistas mas para nós lisboetas, a promessa de uma revista irreverente e criativa com edição semanal, à semelhança das revistas de Nova York, Londres ou Chicago. Ambicioso? Saborosamente e decerto que sim.

Depois de quatro anos em Londres como correspondente da Lusa e da TSF, João Cepeda e o ex- editor da secção "Sociedade" do Diário de Notícias, João Miguel Tavares resolvem bater no ombro de Tony Elliot propondo Lisboa a uma das mais fortes marcas de guias a nível mundial nascida em Londres em 1968. A partir de 26 de Setembro, uma equipa com rasgo na casa dos trinta anos propõe todas as quartas-feiras e pelo valor de € 2, cem páginas de divulgação de cultura e lazer. Um projecto onde o fado em vez de triste e saudosista tem lugar como um sentimento convictamente cool. Guia del Ocio em Madrid, Pariscope em Paris e finalmente Time Out Lisboa. Passo-me a sentir mais alinhada às medidas europeias.

A disponibilidade a nós mesmos, as nossas prioridades e interesses, a alegria de viver o presente, acreditar nos sonhos e a grande capacidade de os tentar construir fazem a diferença no nosso contributo à vida de uma cidade. Talvez hoje não estivesse a escrever estas linhas sobre estas páginas se três empreendedores recém-licenciados não tivessem também conseguido implementar um projecto de que muitos duvidaram à partida. Tenho a certeza que todos estes viajantes se cruzaram com as palavras “complicado” e “impossível” mas souberam sempre correr atrás.

Isso prova que o maior património de uma Lisboa mais rica são as pessoas e como dizia o nosso querido Ruy Belo, o que é preciso é dar lugar aos pássaros nas ruas da cidade.

coluna de opinião publicada a 17 Setembro no jornal Meia Hora

2 comentários:

  1. Que alegria!
    finalmente!
    Obrigada pela noticia, desta tão esperada revista

    ResponderEliminar
  2. TIME OUT em Lisboa? Que cheirinho a NY.

    Por cá existe uma larga oferta de boas revistas de tempos livres, algumas GRÁTX, mas a TIME OUT ainda nao chegou. É pena.

    A corrida ao cosmopolitanismo é saudável e necessária. Obriga-nos a enterrar o conservadorismo serôdio.
    Permite a evoluçao do "espaço público" (na definiçao do José Gil, "lançamos uma ideia para o debate e quando ela volta, nao só já nao é nossa -espaço público- como já é outra mais evoluída).

    Obriga-nos a fazer comparaçoes. Dá trabalho e dá resultados. O mundo é, como antes, uma bolinha. "Quizás", cada vez mais um berlinde. Vamos jogar. Esse é o nosso desafio.

    "Se algum dia encontrares os limites do infinito, se é que o infinito existe, empurra-os para longe com os braços" (embora modesta, nao deixa de ser uma interpretaçao do Jorge de Sena).

    Um beijinho,

    G

    ResponderEliminar