sss



28 janeiro 2008

O Senso e a Cidade l Mais vale tarde


aqui página 5 ou
Nunca me poderei esquecer do ano de 98 e dos dias felizes vividos na nossa exposição mundial, que tanto nos enalteceu como povo.
Depois de oito anos a degradar-se, a conclusão da reabilitação da Marina do Parque das Nações está finalmente prometida para o Verão de 2009.O presidente da Parque Expo, Rolando Borges Martins, prometeu a reabertura com renovação do comércio, restaurantes, animação e mais lugares para embarcações.
A bacia sul da Marina será adaptada para poder receber 580 embarcações, mais 80 do que as inicialmente previstas, de 10, 12 e 15 metros, o que permitirá um aumento de 23 % na oferta de postos de amarração.
Com projecto da Proman adjudicado à Somague, e com o aval do Laboratório Nacional de Engenharia Civil vai ser possível a reactivação da actual ponte-cais de Cabo Ruivo de modo a activar novamente para serviço de cruzeiros turísticos. Posteriormente, a marina poderá ser alargada à bacia norte, com a instalação de um número de postos de amarração que poderá oscilar entre os 250 e os 350.
Consequência de um contencioso que envolveu o concessionário da infra-estrutura e os seus credores e que terminou com a sua aquisição por parte da Parque Expo, Lisboa aguardará mais um ano e meio para voltar a ter a vida merecida nesta parte da cidade.
É urgente questionar a falta de dinâmica que caracterizou todo o processo, e os desperdícios continuamente feitos ao longo da zona ribeirinha de uma cidade que recebeu pelas mãos da natureza um Tejo de mão beijada.
Apesar dessa questão, Lisboa merece sempre.
E no final o ditado prevalece: mais vale tarde do que nunca.
coluna de opinião publicada a 28 de Janeiro no Meia Hora

1 comentário:

  1. Sim é verdade: mais vale tarde que nunca!

    Foi uma pena que a antiga doca dos hidro-avioes de Cabo Ruivo se tenha transformado numa marina digna de ser inscrita no livro das "más práticas". Falha técnica de projecto hidraulico. Permissividade. Passividade. O day after da Expo, é (só) amanha. Entretanto, eu sou "malíssimo" em matemática, mas... estamos em 2008!

    Há que encher essa (marina) e as outras vizinhas de barquinhos. Há que chamar os marinheiros do mundo ao nosso porto seguro.

    Beijinho,

    GG

    ResponderEliminar