sss



22 maio 2009

GQ l Pelas ruas da cidade



antes de libertar o texto queria partilhar que em nome do"deserto do mundo", vale a pena comprar a edição em papel, para ler a cumplicidade do MST com a sua Mãe Sophia.

Na terra da alegria
É num voo limpo que me estendo na calçada mediterrânica de Barcelona. Longe da arrogância que muitas vezes a descreve, as pétalas desta cidade chegam-me pela gentileza não esperada dos catalães que me ajudam a transportar uma mala que não é de cartão. Sem imaginar de frente os planos de Ildefonso Cerdà, numa cidade onde habitam os sorrisos largos, o equilíbrio e a criatividade, os habitantes reflectem-se vivos a qualquer hora do dia. Seja pelas geniais bicicletas bicing’s à disposição dos moradores, seja pelas frondosas árvores que acolhem o movimento das ruas, seja pelas esquinas canteadas, a sensação é de uma imensa liberdade. As grandes descobertas do reencontro com a capital catalã tiveram dois momentos elevados: um quando sem expectativa descobri a recente e deslumbrante livraria Bertrand no número 37 da Rambla Catalunya, no antigo Cinema Alcázar e o segundo quando me perdi sem tempo na Kowasa, uma das melhores livrarias de fotografia europeias, no número 235 da Calle Mallorca. Elevando as seguintes imagens de redescoberta, a energia do bar do Hotel Oom faz-me esquecer por instantes a falta de jardins no centro da cidade. Se os aeroportos me estendem sempre a uma intimidade do desconhecido, nesta morada vivi uma das mais ricas experiências da cidade de Barcelona. Com uma energia eclética e do mundo é a seguir ao jantar que o hotel ganha uma dinâmica mais viva entre os viajantes presentes. O lugar de eleição é na Arne Jacobsen Egg Chair de cor verde, que junto à empilhada e exclusiva prateleira de livros à disposição, nos resgata a uma flute de champagne obrigatória.

No mais trendy hotel da capital
É sem dúvida o mais fashion hotel da capital e na busca da perfeição, emprestava-lhe a vista da varanda do hotel do Bairro Alto. Mas porque este hotel brilha sem precisar da magia do Tejo, a estética do Fontana Park Hotel é suficiente a uma capital que peca por falta de moradas para viver after work. Porque o ponto de encontro se constrói pioneiro, o convite abraça todos os dias da semana, numa experiência de bar de hotel, um local sempre fulgurante nas restantes capitais europeias. Com uma aposta forte na conquista dos viajantes da cidade, as segundas-feiras oferecem um cocktail Sensation no restaurante Saldanha-Mar, as terças e quartas além de um DJ ao vivo, presenteiam respectivamente miniaturas de sushi e aperitivos portugueses com qualquer bebida. Às quintas uma fusão de aperitivos mixfood & design e às sexta uma bebida na escolha do buffet mediterrânico. Ao Sábado a dádiva goza de uma noite japonesa, com menu degustação no restaurante Bonsai e o Domingo serena-nos com o chá das cinco, num dos terraços mais relaxantes de Lisboa.

Na linha da frente
Sempre na linha da frente como a mais extraordinária morada de gourmet da capital, o Delidelux abraça o Tejo, desta vez, com os chocolates artesanais da Bovetti. Negro, de leite ou branco, a escolha é sábia: com pepitas de framboesas, menta azul, gengibre, laranjas confitadas, pimenta, chá, lavanda, canela, ou violeta, as tentações são apetecivelmente originais. A destacar ainda as versões biológicas com pura manteiga de cacau, e a versão das tabletes de chocolate com originais pedaços de urtiga.

Sem comentários:

Enviar um comentário