sss



23 dezembro 2010

GQ l pelas ruas da cidade



Sobre o projeto Humanidade
Havia estrelas no céu e a Isabel e o João, de mão dada à natureza escolheram as Penhas Douradas para edificar a extensão de um sonho, que se iniciou na beleza de longas caminhadas pela natureza. E tal como já partilhei há dias no meu blog, há lugares que pela experiência, ou pela intensidade da energia gerada à volta do mais importante legado de todos: os seres humanos. Os donos desta casa construíram uma morada mágica, sustentado na observação das estrelas e enquanto a sua história de amor se funde com a beleza das árvores tive de pedir ao Universo, que me desse sabedoria suficiente para conseguir partilhar a mais bonita casa da Serra da Estrela. Convicta de que as palavras não chegam, peço-vos que não abandonem esta terra dos vivos sem lá irem, porque ali, onde a terra se elevada, testemunha-se com intensidade o que deve ser o nosso projetos de humanidade. Uma família que não se limita a fechar os seus dias de conforto e que abre, não apenas as portas da beleza do que os une, mas também a vontade de ajudar todos os que fazem a história de um dos lugares mais bonitos de Portugal. Já tão perto do Natal quase que me comovo a escrever estas linhas e não falo do Adagio do Secret Garden que me acompanha neste momento o ritmo das minhas pontas dos dedos, mas dos sentimentos nobres que senti nesta morada. E poderia partilhar-vos a tão coerente arquitetura, os sóbrios e elegantes interiores escandinavos, o sorriso doce da Catarina e de toda a família que faz acontecer este pequeno pedaço de paraíso, os livros, os jogos de tabuleiro, uma mesa sempre posta de café, chás, bolos e biscoitos que nos faz sentir verdadeiramente em casa, a temperatura quente da casa e todos os programas como os longos passeios perto de pedras energéticas, a apanha de cogumelos ou um passeio numa floresta de faias douradas. E podia descrever-vos o quão elevado é o projetos de recuperação do Burel Manteigas, ou do PDF (Penhas Douradas Food que conta com a consultoria do sempre tão nobre chef Luís Baena), ambos projetos da Saberes e Fazeres da Vila que nasceram para devolver o trabalhos aos artesãos. E com toda a convicção peço-vos que por momentos abandonem a cidade se entreguem à essência de uma viagem que merece ser vivida em vida. Nesta vida.
Casa das Penhas Douradas
Penhas Douradas, Manteigas
Tel. 275 981 045
www.casadaspenhasdouradas.pt
A partir de €75

Sabor do Sul, desenho do Norte
A cozinha de Duval Pestana tem atraído viajantes às terras do Sul. Seja pela intensidade dos sabores e cheiros da sua gastronomia portuguesa de inspiração regional ou dos paladares da terra e do mar de toque meridional. Porque a capital não pára – e sempre aclamarei atitudes de rasgo em tempos de crise – o Faz Gostos Lisboa chega de uma grande tradição - primeiro em Olhão, depois Castro Marim - do Algarve e inaugura na minha cidade com uma carta de vinhos exclusiva - são mais de duzentas e trinta referências - elaborada por Virgílio Loureiro. O espaço contempla ainda um bar a cargo do indispensável David Palethorpe do bar Cinco Lounge. A aquisição gastronómica é grande, mas a minha sensibilidade estende-se quando assisto ao bom gosto estético inconfundível de Paulo Lobo. Na morada que ocupa um antigo convento da Rua Nova da Trindade, os azulejos do século XVIII são protagonistas e complementados pela muralha fernandina, fazem do Faz Gostos Lx um dos espaços mais distintos das casas de jantar da cidade. Ainda os lavabos mais cénicos de Lisboa, onde por momentos deixamos correr a água na extensão de umas mãos multiplicadas.
Faz Gostos Lx
Rua Nova da Trindade, 11H
Tel 21 347 2249
www.fazgostoslx.com
Seg a Sáb 19h – 2h

A elevação de um manifesto
Pela extraordinária beleza das embalagens e com a inconfundível e sempre tão humanamente dedicada assinatura do chef Luís Baena, a Casa das Penhas Douradas lançou a marca PDF – Penhas Douradas Food. Imagine os melhores ingredientes da Serra da Estrela transformados em inovadores, surpreendentes e irreverentes chutneys, geleias, biscoitos, torrão ou invulgares criativas passas de mel. Num já longo caminho percorrido na intervenção, interpretação e experimentação dos valores clássicos, mais uma redescoberta das nossas tradições pela mão de mais um manifesto apaixonado de Luís Baena.
PDF – Penhas Douradas Food & Factory
Rua Nova do Amada, 103 Lisboa
Tel. 21 245 6910
www.saberesefazeresdavila.pt
Seg a Dom 10h às 20h

Sem comentários:

Enviar um comentário