sss



26 fevereiro 2012

a importância dos petiscos no valor da marca Portugal. da marca Lisboa



Descia o fim de tarde quando cheguei ao LX Factory para apresentação do novo equipamento da Seleção Nacional que está muito bem conseguida e que terá espaço amanhã nesta morada. Com tempo ainda para um copo de vinho na livraria Ler Devagar, o que os meus olhos viram conseguiu tirar-me do sério. Vivo a defender tudo o que é luminoso no meu país e não compreendo como é que habitantes do mesmo, não tenham sensibilidade e erudição para defender o que é nosso. Como todos sabem, não apenas pelos meios para onde escrevo, mas por toda a energia que invisto a defender a marca de Lisboa, a marca de Portugal, em breve com nova plataforma.

Para quem não sabe, a Livraria Ler Devagar está considerada um das mais bonitas do mundo, e pela sua irreverência é uma das moradas a não dispensar na marca Lisboa. Colocar numa das nossas mais bonitas livrarias, um bar de vinho é uma excelente ideia. Mas num lugar aberto a uma morada de livros, onde habita o reino da língua, que em Portugal é a portuguesa, um bar com o nome 'Wine Elements' - e como defensora da língua como um dos nossos maiores valores enquanto povo (nessa defesa fundei este projeto) - é mau. Colocar Vinhos e 'Tapas' é na minha opinião, pior que mau, é grave. Os meus leitores sabem que transporto sangue catalão do lado materno, mas é nos detalhes que está a marca de um país, a marca de um povo. A falta de cultura ou de respeito pela nossa língua e valores demonstra um enorme mau gosto, falta de visão, de cultura e de autoestima ou como alguém escreveu num comentário no facebook chega a ser até provinciano.

Um dos comentadores do meu post do facebook perguntou bem quando escreveu:' depende do que eles servirem: se forem moelas ou caracóis são petiscos, se forem ovos estrelados com batatas fritas e lascas de presunto ou pão com tomate, são tapas, assim como, se for peixe cru embrulhado em algas e arroz, é sushi.' Li este comentário já longe da livraria, mas voltei atrás para confirmar que a carta oferece ' requeijão assado, salada de queijo fresco, salame com queijo da ilha'. Existe alguma referência de fusão, mas apenas com queijos franceses como o chèvre e o roqueford.

Mas o pior estava para vir. Depois de consultar o link 'Valores' do site da Wine Elements o mesmo diz que a''a Wine Element pretende ser o seu canal de consumo de referência, defendendo e promovendo o que é de Portugal'.

Um dos maiores problemas de Portugal são de fato alguns portugueses que não têm visão de construir com mais simplicidade, com mais autenticidade e com ligação a tudo o que é nosso. É lamentável, triste e ofensivo ao meu trabalho. Espero da próxima vez que pedir um copo de vinho ao empregado de serviço (colaborador muito simpático que diz que a culpa das tapas não ser dele) pedir a carta e ler petiscos, porque em Portugal é isso que eles são: 'petiscos' sem direito a 'croquetas, patatas bravas ou pinchos'.

2 comentários:

  1. Mais uma vez o saloio português a achar que os nomes estrangeiros é que são comerciais. Defender o que é nosso (produtos como o vinho ou outros) começa antes por defender a nossa lingua, a lingua de Camões e mesmo do brasileiro Rubem Fonseca que há poucos dias foi figura de proa do Festival Correntes de Escrita. Este último dizia numa entrevista (que eu ouvi um trecho hoje de manhã na rádio) que Portugal é um país lindo, espantoso em tudo e que amava o nosso país. Mas terminou sublinhando "Eu amo a lingua portuguesa". Não adianta dizer que amamos Portugal e que fazemos tudo para passar as nossas coisas para o exterior quando as passamos ignorando a nossa língua e a riqueza que ela encerra. Estou de acordo, não é a melhor politica de valorização do que é nosso chamando em bom espanhol "Tapas" a tão bons petiscos portugueses ou "Wine elements" para passar algo tão nosso como o Vinho Português. Ainda me irrita também o facto de termos do melhor do mundo em petiscos e nos rendermos aos espanhois (esses sim sabem bem passar a sua imagem) tendo de petiscar "Tapas". Abram os olhos!!! Assim não vamos lá...

    ResponderEliminar
  2. obrigada pelo comentário. Se quiser 'postar' na página do facebook: https://www.facebook.com/pages/Lisboa-na-ponta-dos-dedos/285795749651?v=wall, faça favor. :-)

    ResponderEliminar