sss



02 junho 2010

o encontro dos poetas, no novo café do Príncipe Real



o nome toca-me de perto. se em tempos o 'Orpheu' elevou os nomes de Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Armando Cortes Rodrigues, José de Almada Negreiros, Luís de Montalvor ou Alfredo Pedro Guisado, a intenção de 'agitar as inteligências e sensibilidades' no testemunho do novo café de uma das praças mais bonitas de Lisboa, não deu espaço (obrigada, obrigada, obrigada) para escandalizar quem tanto divulga esta cidade. (para quem não percebe porque escrevi a frase anterior, basta ver o que a Farmácia da Rua Dom Pedro V fez ao mobiliário antigo que lá habitava... e como se isso não bastasse ainda a quantidade de néons que nos rouba a magia da noite. uma afronta à minha pessoa e a todos os que amam a palavra património).

com a alta dignidade da poesia a ode é triunfal, quando observo a evolução de Lisboa. não pretendo levantar todo o véu, antes de partilhar este novo espaço numa das minhas colunas sobre a cidade. mas para já proponho-vos a visita à nova sala de jantar do bairro mais desejado da capital, colada à praça de táxis, com morada num prédio de azulejos (originais e não roubados, aleluia). registem que é para voltar muitas vezes, nem que seja pela simpatia dos proprietários ou pela aclamada decência do biscoito caseiro a acompanhar o café, um gesto tão generosamente básico e do qual tinha tantas saudades, dos meus três anos de vida passados em Amesterdão.

mais do que um nome que me comove, ou de um projecto feito com detalhe, ainda o testemunho da perseverança da Gabriela e do Rui, que abandonaram uma carreira fiscal por este sonho que agora serve a cidade. sim, tudo isso e um 'Ultimatum Futurista às Gerações Portuguezas' do meu tão elevado Almada Negreiros.

2 comentários:

  1. Projeto com detalhe? Sabes o que é isto?
    As pessoas sentadas em suas mesas comendo e
    enxergando um pateozinho descuidado, atirado.
    Inclusive com um cachorro zanzando por alí. Credo!

    ResponderEliminar
  2. não percebi o comentário, mas aqui o publico ... :-)

    ResponderEliminar